Eyes Design

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem vindo(a) ao Eyes Design. Desejamos uma ótima estadia


    BC poderá comprar carteiras de crédito de bancos pequenos, diz vice-líder

    VigarisT
    VigarisT
    Administradores
    Administradores


    Mensagens : 139
    Reputação : 3
    Data de inscrição : 10/07/2008
    Idade : 30
    Localização : Piritiba-Ba

    BC poderá comprar carteiras de crédito de bancos pequenos, diz vice-líder Empty BC poderá comprar carteiras de crédito de bancos pequenos, diz vice-líder

    Mensagem por VigarisT Seg Out 06 2008, 21:13

    Medida visa evitar concentração bancária e risco de pequenas instituições.
    CMN precisará autorizar operação para que compras sejam feitas.


    O vice-líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), disse que o presidente Lula, durante reunião do Conselho Político nesta segunda (6), informou aos presidentes e líderes de partidos aliados que o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai editar uma nova resolução permitindo que o Banco Central compre carteiras de crédito de bancos pequenos e faça operações para assegurar essas carteiras.

    Mais cedo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, haviam anunciado medidas para tentar atenuar a crise nos mercados financeiros do país.

    Hoje, quando um banco de pequeno porte tem dificuldades com sua carteira de crédito pode negociá-la com uma instituição maior. Isso costuma criar dificuldades para essas pequenas instituições e, por vezes, elas são compradas pelos grandes bancos, aumentando a concentração do mercado financeiro.

    O governo quer reduzir o risco dos pequenos bancos e evitar pressão sobre essas instituições nesse momento de crise. Para isso, permitirá que o BC compre essas carteiras de crédito quando o CMN permitir que o banco faça isso.

    Para o governo, o ideal é que essa medida não seja usada, mas funcione como um seguro, para o caso de algum banco não conseguir negociar sua carteira no mercado. A compra de carteiras de credito é uma função clássica de um Banco Central, mas não é comum no Brasil.

    A medida não significa estatização. Na verdade, tenta dar aos bancos que estejam enfrentando problemas de liquidez, mas que possuam boas carteiras de credito, uma ajuda. Como o BC não tem estrutura de banco comercial, a carteira poderá ser vendida ou repassada a bancos oficiais para administrá-la.

    Medida provisória

    O presidente Lula também comunicou aos integrantes do conselho que o governo editará uma medida provisória ainda nesta segunda com o objetivo de melhorar a liquidez do mercado. A medida provisória tratará de dois pontos: aumentar a capacidade de captação de recursos das empresas de leasing e, como já foi anunciado, garantir os empréstimos das empresas brasileiras no exterior. A MP vai regulamentar esta última decisão.

    O Banco Central poderá substituir R$ 150 bilhões em papeis, emitidos por empresas de leasing, por letras de arrendamento mercantil. O objetivo é dar maior liquidez e controle do mercado. Segundo o BC, as debêntures são papeis que escapam ao controle do banco, pois são registradas junto à comissão de valores mobiliários. Tais papéis tem liquidez difícil, prazos longos e maior restrição de mercado.

    Segundo auxiliares do presidente, essas medidas, somadas às anunciadas nesta segunda-feira por Mantega, e às anunciadas na semana passada para manter as linhas de financiamento de exportação, injetam cerca de R$ 35 bilhões no mercado de crédito.

    PAC está 'assegurado'

    Lula voltou a dizer aos parlamentares que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não será afetado pela crise internacional. Segundo relato de auxiliares do presidente, ele disse que “vai custar muito para alguém me convencer a para alguma obra do PAC”.

    O presidente também repetiu para os aliados aquilo que tem dito nos discursos, que o mercado interno é a salvação para que a economia brasileira seja menos atingida pela crise internacional.

    Lula pediu a todos que continuem confiando na economia nacional e solicitou aos aliados que se esforcem para votar rapidamente a criação do Fundo Soberano, projeto que tramita no Congresso desde agosto, e na votação da Reforma Tributária.

      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 04:54